[Tutorial] Como fazer uma caixinha como a minha - Parte 3: Découpage – ou: de como a técnica de cortar e colar ainda tem que se lhe diga!


Passo 1: Peguem na tesoura e na imagem que escolheram para enfeitar a caixa. Recortem-na muito bem. 





Passo 2: Troquem a água do vosso copo por uma limpa. Molhem uma folha de papel e um pincel (o tal que será apenas para a cola e o verniz/laca solúvel) com um pouco dessa água limpa. Não é preciso encharcar, basta a folha ficar como na foto que se segue. Isto é para amolecer a imagem que recortaram de modo a que esta cole melhor na caixa. 



Passo 3: Coloquem a imagem recortada na folha de papel e dobrem essa folha de papel molhada por cima da recortada. Deixem ficar assim uns segundos.   





Passo 4: Agora, muito rapidamente,enquanto a imagem está a humedecer, colocam cola na tampa (ou noutro lugar onde queiram aplicar a imagem) e espalham-na bem. Logo de seguida retiram a imagem da folha de papel molhada, viram-na e colocam-lhe um bocadinho de cola atrás. 






Passo 5: Pegam na tampa da caixa (ou, de novo, no sítio onde a queiram aplicar) e, com muito cuidado, colocam a imagem na madeira. Com o pincel embebido em cola vão finalizar a colagem e evitar que bolhas apareçam – para isto é preciso técnica e velocidade, mas também carinho ou rasgam a imagem. Apliquem o pincel com cola a partir do centro da imagem para fora. Com calma e só um pouquinho mais de força ao chegar às pontas da imagem, para esta ficar bem fixa.





      Se for a vossa primeira vez com técnicas de colagem o melhor é fazerem uma versão de teste com algo de madeira que não se importem de estragar pois nem sempre sai bem à primeira, especialmente sem ninguém experiente ao lado que voz conduza e/ou corrija os movimentos.


Passo 6: Depois de ter a imagem colada esperam que seque. Após uns 30 minutinhos já deve estar seca e, se tudo correu bem, agora é só passar a cola pela caixa toda para ela ficar com um brilho.





1 Comentários

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha