Quem é Katana? [Especial Suicide Squad - o Guia]

   Hoje vamos dar uma vista de olhos não numa vilã, mas antes numa das mais honradas heroínas dos Universo DC, Katana.

   Katana, cujo nome civil é Tatsu Yamashiro, foi criada por Mike W. Barr e Jim Aparoe fez a sua estréia em 1983 nas páginas de The Brave and The Bold #200. Criada para servir como fundadora do novo grupo de heróis de Batman, os Outsiders.A vida de Tatsu é uma de tragédia, tendo perdido o seu esposo, Maseo, e seus dois filhos para um antigo amante invejoso da sua felicidade, Takeo. Membro da Yakuza, Takeo era irmão de Maseo e sempre desejou Tatsu para si, contudo esta último escolheu Maseo, o que despoletou a raiva do primeiro. 


   Munido da arma mística, Soultaker, que lhe havia sido concedida por um tal de General Karnz, Takeo mata o irmão, aprisionando a alma do mesmo no interior da mesma. Tatsu consegue vencer o vilão e ficar com a espada para si, mas perde a casa e, mais importante , a família. Assumindo a persona de Katana, Tatsu tomou para si a missão de eliminar todos os responsáveis directos e indirectos por aquilo que lhe aconteceu, começando pelo General Karnz. 


   Viajando a Markóvia, um dos muitos países fictícios no Universo DC, Katana não só elimina o General Karnz, como faz team-up com diversos outros heróis para colocar um ponto final na ditadura do General Bedlam. Como membro dos Outsiders, Katana vai estabelecer uma forte amizade com Halo, uma das suas colegas, e vai ter uma breve relação com Geo-Force. Junto com a equipa, Katana logrou matar Takeo, se bem que para tal tenha tido que confrontar um Maseo regressado da cova. Katana acabaria por deixar os Outsiders, após um conflito no qual Halo ficaria em coma. Tatsu fez uma breve participação no Suicide Squad depois disso regressaria aos ranks da equipa que ajudou a formar, acabando por morrer às mãos da talentosa vilã Lady Shiva. 


   É certo que esta "morte" à boa maneira das comics seria tudo menos definitiva e Katana que tinha morrido empalada pela sua Soultaker, renasce a tempo de ajudar o grupo enfrentar o místico Félix Faust. Katana fez ainda parte, embora em regime part-time das Birds of Prey.

   O New 52 não traria muitas mudanças à personagem quer no que diz respeito à sua apetência para as artes marciais, quer no que diz respeito ao fim trágico da sua família. 


   A relação com a espada, Soultaker, é que parece mais desenvolvida, com Katana a mostrar uma maior dependência psicológica na arma onde reside a alma do marido e dos filhos. Katana, de resto começou por fazer parte das Birds of Prey, nesta nova realidade, sendo recrutada por Amanda Waller para integrar a Justice League of America, em troca de info acerca do paradeiro dos assassinos da sua família.


   E é com este último post que termina esta extensa colaboração com o blog http://culturaeartepop.blogspot.pt/ na qual podemos ver mais de perto as diferentes personagens que irão marcar presença no filme de Verão da Warner Bros/DC Comics, Suicide Squad. 


   Se perderam alguns dos posts aqui ficam os links:




   Esperamos que tenham gostado da leitura!



 Escrito por: Ivo Silva

0 Comentários