Aveia Adormecida ou: de como agora não falho o pequeno-almoço!

Estou a ser seguida por uma nutricionista desde Novembro de 2015 e com resultados. Mas não é disso que vos venho falar hoje, mas sim dum novo hábito alimentar que ganhei através da minha dieta: o pequeno-almoço!

Não era pirralha de tomar pequeno-almoço, confesso. Acordava sempre sem fome, vestia, saía para ir às aulas e só quando chegava à escola é que tinha fome. Nessa altura comia uma sandes ou pior, guloseimas. Mas também não é dos problemas do açúcar e dos hidratos de carbono que vos venho falar aqui. Deixo isso para os especialistas.

Hoje decidi mostrar-vos algo que tem sido uma das minhas partes preferidas da minha dieta: a aveia adormecida!

Para quem não conhece o conceito, a aveia adormecida é um pequeno-almoço extremamente nutritivo, simples e rápido de fazer. Prepara-se no dia anterior e fica no frigorífico durante a noite. Quando chega a manhã está pronta a comer, daí o nome, porque "dorme" ao mesmo tempo que nós.


A minha receita deriva da que a minha nutricionista me deu, mas já tem algumas alterações de gosto pessoal, de misturas e experiências que fui fazendo ao longo destes meses. Elas culminaram nisto, que vos recomendo:

- 2 colheres de sopa de flocos aveia no fundo de um recipiente com tampa (os frascos de geleia têm o tamanho perfeito);
- um pouco de leite por cima, até a aveia ficar coberta, mas não a nadar em leite (eu uso sem lactose, por motivos de intolerância);
- uma pitada de sementes de papoila;
- 2 colheres de sopa de iogurte grego natural (não açucarado!);
- uma pitada de sementes de chia;
- 2 colheres de sopa de iogurte grego natural;
- uma pitada de sementes de sésamo, girassol e linhaça;
- 2 ou 3 bagas de goji;
- alguns pedacinhos de maçã cortada (a minha favorita é a granny smith, aquela verde mesmo àcida - que misturando ao iogurte grego natural ele fica super doce; eu nem queria acreditar que a fruta tinha açúcar até comprovar isto por mim mesma!)

Tapa-se o frasco e de seguida vai ao frigorífico por 6-8 horas e está pronta a comer! 

Bom apetite! :)

0 Comentários