Quem é a Doctor Poison?




A Doctor Poison, criada por William Marstone Harry G.Peter, conta-se entre as mais antigas vilãs da Wonder Woman. 

Fazendo a sua primeira aparição em 1942, nas páginas do primeiro volume de Sensation Comics #2. Uma princesa japonesa, Maru desde cedo mostrou grande apetência para o campo da pesquisa científica. 

Contudo, o seu era um mundo dominado por homens e a sua presença noutro local que não fosse a habitação familiar não era de todo bem vinda. É assim que Maru se torna a Doctor Poison, disfarçando o seu género e conseguindo acesso ao mundo da ciência. 

Com a chegada da Segunda Grande Guerra, a patriótica Maru viu-se frente a frente com a heroína amazona, que se oponha veemente às forças do Eixo. Muitos foram os confrontos entre as duas neste período, com Maru a ser algumas vezes acompanhada de um grupo de aliadas, as Villany Inc. Todavia, Maru acabaria por falecer, vitimada pelos seus próprios experimentos. 

O advento da Crisis on Infinite Earths vai alterar ligeiramente o passado de Maru. Em vez de Diana, a Doctor Poison vai encontrar a mãe desta, Hyppolyta (que agiu como Wonder Woman durante o período da Segunda Guerra). 




O seu legado será continuado pela neta (ou neto, o seu género não é de todo definido). Esta segunda Doctor Poison vai fazer a sua primeira aparição nem Wonder Woman #151 (Vol 2), corria o ano de 1999, e vai ter uma mão na criação de uma das mais poderosas adversárias de Diana, Genocide. 

Mentalmente muito mais instável que a sua antecessora, a nova Doctor Poison vai fazer renascer a Villany Inc e fará parte do Suicide Squad. Com o Flaspoint, novas alterações serão feitas. 



A Doctor Poison não mais uma princesa japonesa, mas antes uma cientista russa com um ódio de estimação para com os E.U.A. Esta versão apareceu em Wonder Woman #48 (Vol 4, de 2016). 

Uma nova versão da Doctor Poison, mais fiel à original, estreou este ano nas páginas de Wonder Woman #13 (Vol 5). Ela tem uma cicatriz no seu olho direito e enverga vestimenta militar. Claramente asiática, esta Doctor Poison atende pelo nome de Marina Maru. 


Podem ler mais sobre Wonder Woman na excelente retrospectiva de Ivo Silva clicando aqui


Escrito por: Ivo Silva

0 Comentários