Quem é Amanda Waller? [Especial Suicide Squad - o Guia]




     A versão original da personagem conhecida como Amanda Waller foi criada por Len Wein e John Bryne, fazendo a sua estreia em Legends #1, de 1986. A história pessoal de Waller é uma repleta de sofrimento e luta. Mãe de cinco filhos, a viver num dos muitos guetos de Chicago, Waller viu criminosos matarem não apenas dois deles, mas também o marido. Determinada a que o resto da sua família não sofresse o mesmo destino, Amanda dedica-se não só a dar cursos superiores e vidas melhores aos restantes três, como também se aprimora a ela própria conseguindo uma licenciatura em Ciência Política. Servindo no Senado norte-americano Waller vai encontrar um conjunto de dossiers que descreviam as actividades do Suicide Squadron durante a Segunda Guerra. 


     Não tardará até que a astuta política se sirva desse conceito para dotar os E.U.A do seu próprio grupo de operativos totalmente descartáveis. Nasce o Suicide Squad que será composto sobretudo por vilões e anti-heróis, e que agirá fundamentalmente como uma unidade altamente secreta com quartel-general na prisão de Belle Reve. Amanda raramente irá seguir o Suicide Squad no campo de batalha, deixando tais tarefas para Rick Flag e Bronze Tiger, contudo também o fará, como é o caso da primeira excursão a Apokolips, demonstrando grande à-vontade para usar armas de fogo. 


     No seu primeiro percurso como directora do Suicide Squad, Amanda vai ganhar a inimizade de diversas pessoas entre elas Batman, o qual não aprovava os métodos de Waller, e mesmo dos próprios elementos da sua equipa, como por exemplo Captain Boomerang. Quando a existência do Suicide Squad é tornada pública Amanda será convidada a abandonar o seu cargo e a encerrar a equipa, contudo não o fará. 


     Antes disso, Amanda lidera pessoalmente em Suicide Squad #39 (Vol 1) Deadshot, Poison Ivy e Ravan numa última missão, na qual o grupo elimina o quartel de droga Loa. Encarcerada durante um ano, Amanda vai ser chamada para reconstruir o Suicide Squad, sendo que o grupo passará a agir independentemente do governo americano. Contudo, Amanda não vive só do Suicide Squad. Num dos muitos períodos de hiato do grupo, Amanda irá criar os Shadow Fighters para combater Eclipso. Aquando da breve presidência de Luthor, Amanda será nomeada secretária para os assuntos meta-humanos, num cargo que eventualmente a irá conduzir de novo a uma cela de prisão. Liberta por ordem presidencial, Amanda assume controlo do Checkmate, uma organização de espionagem americana, com o nome de Black King. Eventualmente e devido à sua competência Amanda ascende à posição ainda mais relevante de White Queen, ao mesmo tempo que mantém controlo sobre o Suicide Squad e financia grupos patrióticos como First Line. O caráter manipulador de Amanda Waller revela-se ainda mais quando ela é descoberta como sendo "Mockingbird", a figura por detrás dos Secret Six.


     No New 52 foram feitas inúmeras alterações à personagem. Para trás fica o seu físico robusto e a sua história familiar. A nova Amanda Waller é mais atlética e tem agora um passado militar que a liga à trágica equipa Team 7. Waller é uma vez mais responsável pela criação do Suicide Squad, se bem que agora acompanha a equipa em muitas mais missões de campo do que na era anterior aos eventos do Flashpoint. Amanda serve ainda como líder da ARGUS e juntamente com Steve Trevor cria a Justice League of America, que no New 52 funciona como contraponto em relação à independente Justice League de Superman, Batman e Wonder Woman


Escrito por: Ivo Silva

* O Guia continua em http://culturaeartepop.blogspot.pt/ na Segunda-feira. Não percam!

0 Comentários